Você me ama?

"Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos." João 21:15

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vós Sois Fortes!

oão ao escrever sua carta não endereça a nenhuma igreja ou pessoa em particular, mas a todos os cristãos, velhos e moços nascidos de novo. Quando pensamos neste tema, talvez não tivéssemos dimensão do que Deus queria nos dizer, mas hoje fica um pouco mais claro de que Ele deseja tratar com cada um de nós para que possamos nos encontrar fortalecidos na fé e aptos para o trabalho.

Muitas têm sido as aflições e tribulações enfrentadas no MINISTÉRIO INFANTIL e de acordo com o enredo descrito no texto base, apenas através da fundamentação na PALAVRA podemos nos manter firmes e constantes. Se a PALAVRA DE DEUS permanece em você: Você é forte! É somente através dela que conseguimos derrubar os gigantes que nos atravessam o caminho.

Pense um pouco...

Quando Jesus foi levado ao deserto para ser tentado Ele combateu as investidas de satanás com a Palavra. Mateus escrevendo aos judeus sempre enfatiza o cumprimento da Palavra. É através dela que encontramos forças para vencer os momentos difíceis e armas para lutarmos e perseverarmos. Davi quando foi levar alimento para seus irmãos e viu a afronta de Golias, não pensou duas vezes e pelo nome do Senhor dos Exércitos lutou contra ele e obteve a vitória. Ele não parou nem um minuto se quer para ver a força de Golias, seu tamanho ou sua armadura, simplesmente se fixou no Deus que servia e conseguiu a vitória.

Hoje, queremos te convidar a fixar seus olhos no Deus que você serve. Deixe de olhar para a montanha de dificuldades que têm aparecido para parar seu ministério, deixe de valorizar o tamanho do gigante que provavelmente diariamente tem te afrontado. Pegue suas armas. Qual? A ARMADURA ESPIRITUAL e tome posse da Palavra: VÓS SOIS FORTES!

Refletindo...

“A verdadeira função do professor é criar condições para que o aluno aprenda sozinho. (...) Ensinar de fato não é passar conhecimento, mas estimular o aluno a buscá-lo. Poderíamos até dizer que ensina melhor quem menos ensina.”

John Milton Gregory

Ensinar vai além de usar normas e técnicas pedagógicas, é um ato de amor. De nada adianta ter os melhores recursos, as melhores estratégias se não amar aquilo que se faz todo trabalho será infrutífero. É muito importante lembrar que o ensino é um ministério que nasceu no coração de Deus, que é ele que dá o suporte para a vida do cristão e que como tal requer dedicação Rm 12:7Se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo”.

Durante o ministério de Jesus aqui na Terra, é possível observar através dos relatos bíblicos, que Ele se dedicou muito mais ao ensino do que a pregação propriamente dita. Ele tinha o objetivo de transformar vidas, de forma que fossem capazes de refletir sobre seus atos e tomar decisões.

Em resumo, ensinar bem é...

Ø ...saber explicar

Ø ...saber demonstrar

Ø ...estimular a pensar

Ø ...decidir na incerteza

Ø ...lidar com a diversidade

Ø ...identificar necessidades

Ø ...saber elogiar

Ø ...criar vínculos

Ø ...saber planejar

Ø ...prender a atenção

Ø ...buscar informações

O professor do Ministério Infantil deve buscar ter a mente de Cristo, ver com os olhos de Deus. De vez em quando torna-se necessário clamar a Deus para que abra nossos olhos para que possamos ver além das aparências e evidências. O professor eficiente é aquele que baseia seu ensino em uma experiência rica de vida, aquele que conhece aquilo que vai ensinar.

Deus deseja usar o professor para trabalhar em muitas vidas, contudo, essa tarefa só é possível se o mesmo se disponibilizar a ser trabalhado por Deus. Para ministrar a outras vidas, é necessário ser ministrado por Deus antes. Professor exemplar é aquele que vive o que ensina. Se alguém deseja melhorar sua prática pedagógica deve esforçar-se para melhorar sua própria pessoa, uma vida transformada por Deus é veículo a ser usado por Ele para transformar muitas outras.

O preparo do educador infantil:

Ø Ser salvo: precisa ter passado por essa experiência para conduz os pequeninos a mesma.

Ø Conhecer a doutrina cristã (Palavra de Deus): para desenvolver o caráter cristão e seguir os parâmetros da ética cristã

Ø Conhecer a Deus e prosseguir em conhecê-lo: suas características, sua personalidade, seus nomes.

Ø Conhecer a Jesus, o Filho de Deus: propósito da sua vinda ao mundo, sua natureza.

Ø Conhecer o Espírito Santo: quem é, seus nomes, símbolos e o seu fruto, suas características, seu ministério, resultados de uma vida cheia do Espírito Santo, ser dependente dEle.

Ø Conhecer os aspectos da salvação: conhecer o plano da salvação para apresentá-lo as crianças

Habilidades e características do educador infantil:

Ø Suas qualidades: justiça, senso de humor, paciência, honestidade, domínio próprio, capacidade para ensinar, simpatia.

Ø Para sua tarefa é necessário: amor, perseverança, confiança, material adequado, fidelidade, dedicação, conhecimento e técnica de ensino, unção, conhecimento bíblico.

Ø Sua responsabilidade: consigo mesmo, com a doutrina (Palavra), com as crianças.

Ø Seu perfil: tem alvos elevados e possui visão de curto, médio e longo prazo, transforma idéias em ações, é flexível e aceita opiniões, é criativo e realizado no que faz, tem vida de oração e estudo da Palavra.

O educador infantil tem que ser FERA

Facilitador: faz a criança pensar. Mostra o caminho que possibilita a criança a tomar a decisão.

Exemplo: é um bom exemplo para seus alunos.

Relacional: tem compromisso com Deus, a Palavra, e com as crianças

Adaptador: consegue fazer a ponte com o que ensina e a vida da criança.