Você me ama?

"Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos." João 21:15

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Berçário


NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS DO BEBÊ


1. FÍSICA E MENTAL: - Se o obreiro ou os pais atendem ao bebê nas suas necessidades básicas, alimentação, higiene, sono em dia e ambiente calmo, não havendo nenhuma anormalidade, o bebê estará calmo e receptível a aprendizagem dos ensinamentos bíblicos.

Quando o bebê aprende? Todo o tempo. Todas as coisas são novas para ele. O seu índice de aprendizagem é muito alto. Portanto, é necessário que o obreiro esteja atento, pois o bebê aprende andando, caindo, tocando, pondo coisas na boca, olhando, brincando, brigando, etc...

O ambiente preparado para o nenê deve fornecer motivação apropriada para o ensinamento das verdades bíblicas, sem contudo saturá-lo de visualização ou de equipamentos. Além disso, é necessário observar se o ambiente lhe é familiar, se é calmo, limpo, os berços estão limpos e arrumados, os brinquedos lavados, a mesa de trocar fraldas limpa e arrumada, o material de evangelismo pronto e organizado, os obreiros vestidos apropriadamente e preparados emocional e espiritualmente para realização do trabalho.

2. SOCIAL EMOCIONAL: - Esta é a fase de maior sensibilidade da vida humana. Por isto, o bebê facilmente, perceberá as emoções dos adultos e reagirá a elas. Em classe, o obreiro receberá crianças com reações diferentes aos seus ensinamentos ou atividades da classe, pois, cada um tem personalidade própria e traz, de casa, uma bagagem diferente. Porém, o obreiro deve ser sempre bondoso e usar voz suave para expressar pensamentos bíblicos, ou mesmo para expressar seu desagrado pela atitude da criança. Jamais deve demonstrar ira ou levantar a voz na conversa com o bebê. Os cânticos, também, devem ser calmos e entoados bem baixinho. O ambiente calmo e saudável trará tranqüilidade e confiança para o bebê; proporcionando assim, maior aprendizagem dos valores bíblicos.

3. ESPIRITUAL: Os bebês ainda não entendem abstração. As verdades bíblicas são aprendidas mais pela atitude do adulto do que por palavras. Por isso o obreiro ao trabalhar com o bebê deverá estar consciente que a aprendizagem dos valores bíblicos será transmitida através de suas atitudes, do convívio e das experiências em classe ou no dia-a-dia. O bebê perceberá a sua experiência com Deus e aprenderá através dela sobre amor, paciência, perdão, comportamento cristão, obediência à Palavra etc.

A LIÇÃO:

O obreiro poderá trabalhará, livremente, buscando transmitir ensinamentos bíblicos e comportamento cristão, de acordo com as oportunidades surgidas em classe, com cada criança. É necessário aproveitar a motivação do bebê, pois caso não esteja interessado no material ou na situação, é melhor mudar de atividade.
Na classe o obreiro disporá de um espelho para levar o bebê a mirar-se, dizendo Deus ama, ou Jesus ama a .... (falar o nome do bebê). Poderá ainda, a cada dia, associar à esta atividade ou outra qualquer, informações sobre Deus e Jesus.
As músicas deverão complementar o ensinamento bíblico e serem usadas todo o tempo de classe, se possível, sempre entoando-as baixinho, com voz suave.
O bebê deverá ouvir o obreiro orar, espontaneamente, exemplo: Mostre uma flor e fale: Obrigado, Deus, pela flor.
Para esta idade a brincadeira é uma ótima condutora de aprendizagem. Portanto, brincar de faz-de-conta pode ser usado pelo obreiro para trabalhar muitas lições bíblicas. Para isto poderá usar bonecos de tecido ou mesmo de plástico, ou ainda outro material que não ofereça perigo. Além disso o obreiro poderá repetir versículos bíblicos pequenos como: “O Senhor é meu pastor”, e outros, sem contudo, exigir esforço algum, para memorização.
Os livros de tecido e os cartonados poderão ser muito úteis para lições bíblicas ou morais. Assim como, animais e flores, artificiais, e materiais diversos que representem a criação, para falar sobre o Criador. O obreiro deverá evitar trabalho grupal. A evangelização para esta faixa etária deve ser feita individualmente. Use a criatividade dada por Deus para promover situações diversas onde os bebês possam aprender verdades e fatos bíblicos. Use, ainda, o livro de cores sem palavras, como sugerido pela APEC, para introduzir o bebê ao plano de salvação. É claro que os primeiros contatos do bebê com o livro, deverá ser apenas para ensiná-lo cores, e mais tarde, lentamente, conduzi-lo ao plano de Salvação.

FONTE: http://www.armazemdeideias.net/ebd