Você me ama?

"Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos." João 21:15

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Berçário


NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS DO BEBÊ


1. FÍSICA E MENTAL: - Se o obreiro ou os pais atendem ao bebê nas suas necessidades básicas, alimentação, higiene, sono em dia e ambiente calmo, não havendo nenhuma anormalidade, o bebê estará calmo e receptível a aprendizagem dos ensinamentos bíblicos.

Quando o bebê aprende? Todo o tempo. Todas as coisas são novas para ele. O seu índice de aprendizagem é muito alto. Portanto, é necessário que o obreiro esteja atento, pois o bebê aprende andando, caindo, tocando, pondo coisas na boca, olhando, brincando, brigando, etc...

O ambiente preparado para o nenê deve fornecer motivação apropriada para o ensinamento das verdades bíblicas, sem contudo saturá-lo de visualização ou de equipamentos. Além disso, é necessário observar se o ambiente lhe é familiar, se é calmo, limpo, os berços estão limpos e arrumados, os brinquedos lavados, a mesa de trocar fraldas limpa e arrumada, o material de evangelismo pronto e organizado, os obreiros vestidos apropriadamente e preparados emocional e espiritualmente para realização do trabalho.

2. SOCIAL EMOCIONAL: - Esta é a fase de maior sensibilidade da vida humana. Por isto, o bebê facilmente, perceberá as emoções dos adultos e reagirá a elas. Em classe, o obreiro receberá crianças com reações diferentes aos seus ensinamentos ou atividades da classe, pois, cada um tem personalidade própria e traz, de casa, uma bagagem diferente. Porém, o obreiro deve ser sempre bondoso e usar voz suave para expressar pensamentos bíblicos, ou mesmo para expressar seu desagrado pela atitude da criança. Jamais deve demonstrar ira ou levantar a voz na conversa com o bebê. Os cânticos, também, devem ser calmos e entoados bem baixinho. O ambiente calmo e saudável trará tranqüilidade e confiança para o bebê; proporcionando assim, maior aprendizagem dos valores bíblicos.

3. ESPIRITUAL: Os bebês ainda não entendem abstração. As verdades bíblicas são aprendidas mais pela atitude do adulto do que por palavras. Por isso o obreiro ao trabalhar com o bebê deverá estar consciente que a aprendizagem dos valores bíblicos será transmitida através de suas atitudes, do convívio e das experiências em classe ou no dia-a-dia. O bebê perceberá a sua experiência com Deus e aprenderá através dela sobre amor, paciência, perdão, comportamento cristão, obediência à Palavra etc.

A LIÇÃO:

O obreiro poderá trabalhará, livremente, buscando transmitir ensinamentos bíblicos e comportamento cristão, de acordo com as oportunidades surgidas em classe, com cada criança. É necessário aproveitar a motivação do bebê, pois caso não esteja interessado no material ou na situação, é melhor mudar de atividade.
Na classe o obreiro disporá de um espelho para levar o bebê a mirar-se, dizendo Deus ama, ou Jesus ama a .... (falar o nome do bebê). Poderá ainda, a cada dia, associar à esta atividade ou outra qualquer, informações sobre Deus e Jesus.
As músicas deverão complementar o ensinamento bíblico e serem usadas todo o tempo de classe, se possível, sempre entoando-as baixinho, com voz suave.
O bebê deverá ouvir o obreiro orar, espontaneamente, exemplo: Mostre uma flor e fale: Obrigado, Deus, pela flor.
Para esta idade a brincadeira é uma ótima condutora de aprendizagem. Portanto, brincar de faz-de-conta pode ser usado pelo obreiro para trabalhar muitas lições bíblicas. Para isto poderá usar bonecos de tecido ou mesmo de plástico, ou ainda outro material que não ofereça perigo. Além disso o obreiro poderá repetir versículos bíblicos pequenos como: “O Senhor é meu pastor”, e outros, sem contudo, exigir esforço algum, para memorização.
Os livros de tecido e os cartonados poderão ser muito úteis para lições bíblicas ou morais. Assim como, animais e flores, artificiais, e materiais diversos que representem a criação, para falar sobre o Criador. O obreiro deverá evitar trabalho grupal. A evangelização para esta faixa etária deve ser feita individualmente. Use a criatividade dada por Deus para promover situações diversas onde os bebês possam aprender verdades e fatos bíblicos. Use, ainda, o livro de cores sem palavras, como sugerido pela APEC, para introduzir o bebê ao plano de salvação. É claro que os primeiros contatos do bebê com o livro, deverá ser apenas para ensiná-lo cores, e mais tarde, lentamente, conduzi-lo ao plano de Salvação.

FONTE: http://www.armazemdeideias.net/ebd

sábado, 11 de fevereiro de 2012

CARNAVAL

O CARNAVAL

Base bíblica: Gálatas 5:19 ao 22 – Romanos 8: 5-8

Texto Pra decorar: “Portanto, os que estão na carne não podem agradar Deus” Romanos 8:8

·Conheça a origem pagã do carnaval.

·Conheça as obras da carne e aprenda a rejeitá-las da sua vida.

·Desenvolva um coração puro e desejoso de desenvolver o Fruto do Espírito.

O Carnaval

Festas, festas e mais festas...quem é que não gosta de festa? Todos nós gostamos de festa. Na festa nós ficamos alegres, felizes. Tem festa de aniversário, de casamento, festa para comemorar etc (vamos lá falem alguma festa) Há poucos dias atrás comemoramos o nascimento de Jesus, não é mesmo? Foi uma festa no fim do ano, a festa do Natal. E o que tem nas festas? (deixe as crianças falarem)

As festas são algo muito divertido, quem gosta de ir numa festa de aniversário bem linda? Mas existem festas que deixam o nosso Deus triste, é festa que desagrada a Deus. Vocês sabem de alguma?

Vocês sabem que festa tem agora nestes dias? É o carnaval, ela normalmente é comemorada todo ano, saem pelas ruas tocando tambores, cantando, sambando, tem muitos carros alegóricos, trios elétricos, tem gente bêbada, drogada, tem muita gente nua e muito dinheiro gasto com tudo isso. Será que Deus gosta? Quem sabe o que significa a palavra Carnaval? Lembra carne não é mesmo? Você sabe como surgiu o Carnaval? Foi assim:

Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar quarenta dias sem comer carne e sem usar bebidas fortes, como se fosse um período de purificação. Então, eles contavam o dia que antecedia estes 40 dias (chamado de Quaresma), e faziam neste dia uma Grande Festa de despedida do uso de carne e bebidas. Neste dia podiam fazer toda e qualquer extravagância. Diziam que neste dia a Carne Valia. Era o "Carne Vale". Dai a palavra Carnaval.

O Brasil foi o país que melhor interpretou este vale-tudo. E ainda se orgulha muito disso. E é conhecido no mundo todo como o país do Carnaval, o país em que se pode fazer tudo da carne. Na época do Carnaval aqui até o governo e as prefeituras colaboram com somas de dinheiro altíssimas.

Por causa do pecado no coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais uma festa marcada pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez, pelo vale tudo. As pessoas vivem uma falsa alegria, precisam de drogas, álcool e música para ficar contentes. Há um vazio nos corações.

A Bíblia fala claramente sobre as obras da carne e as obras do espírito: Gálatas 5.19 "Ora as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; embriaguez, orgias (...) quem pratica estas coisas não herdará o Reino de Deus" mas existe o fruto do Espírito Gálatas 5.22 "Amor, Paz, Alegria... "

A carne sempre luta contra o espírito, por isso, precisamos trabalhar para que o fruto do Espírito cresça em nós, não podemos deixar que o fruto da carne (que é como um bichinho que come o fruto do espírito) murche ou diminua a obra do Espírito em nós. Não podemos esquecer que os que são amigos da carne não podem agradar a Deus.

Vejamos em Romanos 8:5-8:

“Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.” Romanos 8:5-8

A verdadeira alegria é Jesus!

· Você se sente completo e alegre com Jesus ou precisa de alguma coisa externa para se alegrar? (Líder veja se alguma criança que não recebeu a Jesus ou que passa por um período de tristeza ou frieza espiritual. Ore com cada uma)

· Qual fruto do Espírito precisa desenvolver mais? Porque?

· Tem alguma obra da carne que precise abandonar a partir de hoje? Qual? (Depois de falar, leve às crianças ao arrependimento)

· Vamos orar pelas milhares de crianças da nossa cidade e Brasil, para que neste carnaval o Senhor as guarde e possam conhecê-lo. (oremos intercedendo).

sábado, 28 de janeiro de 2012

Congresso Estadual

Líderes e Pais da Região 439 entrem em contato conosco para saber as formas de pagamento - 2418-7650 / 8628010 (Pra. Thati)
O congresso fica em R$ 250,00 com o Transporte

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Plano anual de LEITURA DA BÍBLIA





Agenda 2012

24 de março - Emcontro Distrital de Pais e Líderes - IEQ de Bangu ás 14h

13 a 15 de abril - Congresso Estadual para Líderes de Crianças e Juniores

05 de maio - Encontro regional de Crianças - IEQ Campo Grande das 14h às 17h "Festa das Nações"

26 de junho - Aniversário dos GMC e GMJr do Rio da Prata 14h

07 de julho - EBF Regional - IEQ km 32 das 14h às 17h

21 de julho - Aniversário dos GMC e GMJr de Campo Grande 14h

23 à 27 de julho - Classe de 5 dias

28 de julho - Aniversário dos GMC e GMJr do Ipiranga 14h

18 de agosto - Encontro Regional de Juniores - IEQ Prados Verdes das 14h às 17h "Festa dos Ritmos"

Setembro - Congresso de Juniores

20 de outubro - Aniversário dos GMC e GMJr do São Vitor 14h

16 à 18 de novembro - Acampamento de Juniores

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Revistas DEBQ Infantil






Já estão a venda as novas revistas do DEBQ Infantil para TODAS as idades.
Faça seu pedido pelo site: sgeq.org.br