Você me ama?

"Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos." João 21:15

terça-feira, 13 de setembro de 2011

TEMPERAMENTOS


Mesmo com traços que variam de criança para criança, o que são considerados como traços mais fundamentais num modo geral na personalidade, são os tipos de temperamentos sanguíneos, coléricos, fleumáticos e melancólicos. Esses traços foram criados por Hipócrates (460 a 370 a.C) na antiga Grécia. Como resultado de suas observações, Hipócrates distinguiu esses quatro temperamentos, de acordo com sua teoria, o temperamento dependia dos humores de seu corpo: sangue, bílis preta, bílis amarela e fleuma; na sua observação do comportamento pode observar as diferenças e assim formulou sua teoria para explicar essas diferenças. Mas foi um filósofo alemão, Emmanuel Kant, que provavelmente mais influência teve na divulgação da idéia dos quatro temperamentos.

O estudo dos temperamentos por educadores proporciona uma melhor integração com as crianças e uma melhor compreensão do comportamento de cada uma bem como possibilita uma melhor forma de ajudá-las.

O temperamento está baseado no material ainda não trabalhado com que nascemos. À medida que vamos amadurecendo espiritualmente fica cada vez mais difícil diagnosticar o temperamento básico. Outro fator que interfere no diagnóstico do temperamento é a idade. Na maioria das pessoas é mais fácil distinguir entre os 15 e 35 anos.

Paralelo entre os quatro temperamento e a Bíblia

Bíblia: Todos os homens têm uma natureza pecaminosa

Temperamentos: Todos os homens têm suas fraquezas

Bíblia: O homem é constantemente assediado pelo pecado

Temperamentos: Destacam tal fato

Bíblia: O homem possui uma “velha natureza” que é a carne, ou melhor, a “carne corruptível”.

Temperamentos: É composto de tendências natas, parte das quais são fraquezas